Vamos aprender a fazer o VULCÃO?

Essses foram os materias utilizados : uma garrafa pequena de refrigerante; uma colher; funil; vinagre; argila, bicarbonato de sódio; vinagre branco e  colorau.
Os alunos Mário José e Nathan Rodrigues envolvendo a garrafa de refrigerante com a argila, sem deixar que a tampa da garrafa feche, pois dentro dela eles já colocaram, com o auxílio do funil 4 colheres de bicarbonato de sódio.

Nesta imagem Eles já estão concluindo a cobertura da garrafa de refrigerante com a argila, deixando assim o vulcão pronto.


Agora as alunas Suellen Cristina e Ana Paula estão fazendo a mistura do vinagre branco com o colorau. Onde o colorau tem a finalidade de dar as nossas lavas a cor semelhante a das lavas reais que saem de um vulcão quando o mesmo entra em erupção.

As mesmas alunas, ainda preparando a mistura que dará início a erupção de nosso vulcão.

Este é o momento em que elas começam a despejar na garrafa a mistura do vinagre com o colorau, para dar início a erupção e a saída das lavas do mesmo.


Ao continuarem despejando a mistura de colorau com vinagre o vulcão começa a entrar em erupção.


Nesse momento o nosso vulcão entra em erupção. Esse fato ocorre devido a reação química do ácido do vinagre que entra em contato com o bicarbonato de sódio que já se encontra dentro do vulcão, e com a ajuda do colorau as lavas do nosso vulcão puderam ficar bem semelhantes as de um vulcão de verdade.

Aproveitamos essa experiência para concluirmos nosso estudo sobre o Planeta Terra, onde já vimos que é no manto da Terra que são produzidos os magmas, responsáveis pela produção das lavas que entram em erupção. E que os vulcões encontram-se mais próximos da parte quente do Planeta.

Esperamos que vocês curtam nossa experiência e em breve teremos novas!

Atenciosamente Turma:1.501/ Professora Aline Medina

6 comentários:

  1. Parabéns, Aline e turma!
    Pense com carinho na ideia de transformar esse experimento em algum dos formatos aceitos no portal Casa de Curioso. Depois de postado, seu experimento será visto por outros alunos e professores, além de te render pontos.

    Continuem assim.

    Um abraço da equipe
    Casa de Curioso

    ResponderExcluir
  2. Foi muito boa esta esperiência do vulcão, vou falar com os meus professores e vou imprimir para fazer com meus colegas e com a prpfessora obrigada PELA EXPERIÊNCIA. JESSICA DAIANA

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Jessica Daiana, se quiser pode tornar-se seguidora do nosso blog. Em breve termos novas experiências. Um abraço, Professora Aline e alunos da turma:1.501

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Tenho que fazer alguma coisa para a feira de ciências do meu colégio e gostei muito do vulcão. Obrigada pelos dados.
    Carolina

    ResponderExcluir